Espaço útil do chão ao teto
Num andar de pequenas dimensões também é possível desfrutar de ambientes diáfanos, confortáveis e luminosos. Neste caso, a cozinha com móveis organizados em linha, a sala de jantar e o estúdio partilham abertamente uma divisão que, por sua vez, está ligada a uma sala de estar. A versatilidade do espaço exige um cuidado especial no planeamento, na iluminação e na estética do conjunto. Tudo deve estar alinhado para favorecer a fluidez das tarefas diárias, dos processos criativos, dos momentos de reflexão e das pausas para desligar da rotina.
A casa modernista conserva os seus pormenores mais característicos, tais como os caixilhos, o pavimento em madeira, as janelas e os radiadores de ferro fundido. As limitações de espaço para mobilar e arrumar são ultrapassadas por uma cozinha linear com soluções que aproveitam toda a altura de uma divisória do chão ao teto. Os sistemas de iluminação, acabamentos e linhas estilizadas dos móveis concebidos pela Santos permitem a sua fusão com o ambiente, sem o sobrecarregar.
Quatro níveis de arrumação
Os armários inferiores desta cozinha linear integram três gavetas de rodapé que estendem a capacidade dos módulos até ao chão, oferecendo uma estratificação em quatro níveis de arrumação. A frente das gavetas é inclinada para dentro para evitar tropeços quando se trabalha ao pé da bancada. Por sua vez, o interior dos armários coluna ganha espaço útil graças aos rodapés de altura reduzida.
Iluminação e acessórios
Toda a parede equipada por trás da vitrine é segmentada até ao teto através de fontes de iluminação baseadas em LED. O perfil de iluminação proporciona luz à bancada, integra tomadas elétricas e suporta vários acessórios em madeira de nogueira: suporte para rolos de cozinha, prateleira multiúsos, prateleira de especiarias, suporte com recipiente de porcelana e suporte para tablet ou livro.